Queda de Cabelo: causas e tratamento

Tatiana Tayti • 5 de novembro de 2024

Conheça as principais causas da queda de cabelo e como tratar este problema capilar

A queda de cabelo é um fenômeno comum e, na maioria das vezes, não deve ser motivo de preocupação. É normal que uma pessoa perca entre 60 a 100 fios por dia, o que faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar, que se divide em três fases: anágena (crescimento), catágena (transição) e telógena (queda).


No entanto, é importante ficar atento, pois diversos fatores, como estresse, alterações hormonais, dieta e condições médicas, podem afetar a quantidade de cabelo que perdemos. Embora a queda de cabelo seja uma parte natural da vida e, na maioria dos casos, não indique problemas sérios de saúde, se a perda for excessiva ou acompanhada de outros sintomas, é sempre aconselhável buscar a orientação de um profissional de saúde.


O QUE PODE CAUSAR A QUEDA DE CABELO?


Diversos fatores podem contribuir para a queda de cabelo, sendo os mais comuns a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno. 


A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, trata-se de uma condição que afeta tanto homens quanto mulheres, sendo originada devido a predisposição genética. Ela é caracterizada pela perda de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo. No caso dos homens, a queda de cabelo se dá nas têmporas, na lateral da cabeça. Já nas mulheres, podemos notar o afinamento e queda no topo da cabeça.


Por outro lado, o eflúvio telógeno é uma condição temporária, originada em resposta a alterações hormonais, como o hipotireoidismo, e mudanças no corpo, como as que ocorrem no pós-parto. Além disso, o eflúvio telógeno pode ser ocasionado em razão de deficiências nutricionais. Normalmente, o cabelo tende a crescer novamente após conhecimento e tratamento do fator desencadeante.


PRINCIPAIS FATORES
 

Pós-parto


A queda de cabelo também é muito comum em mulheres pós-parto, devido às alterações hormonais e/ ou estresse decorrente das muitas mudanças provocadas neste período, físicas e emocionais. 



Alterações hormonais


As alterações hormonais podem ter um impacto significativo nos folículos capilares, estruturas responsáveis pelo crescimento saudável do cabelo. Alguns hormônios podem encurtar o tempo em que o cabelo cresce, enquanto outros podem afetar a densidade dos fios.



Anemia


A anemia pode levar à queda de cabelo devido à redução da circulação sanguínea, que compromete a entrega de nutrientes essenciais e oxigênio aos folículos capilares. Quando o corpo não recebe a quantidade adequada de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, os fios podem se tornar mais fracos e propensos à queda.



Hipotireoidismo


O hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide não produz os hormônios tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3), muito importantes metabolismo, no crescimento e no desenvolvimento de diversas funções corporais, incluindo a saúde dos cabelos.



Estresse


Uma das principais razões para a queda de cabelo é o estresse excessivo, seja ele físico ou mental, decorrentes de situações traumática



CUIDADOS E PREVENÇÃO


Além de estar atento a todos os fatores acima, é fundamental que você tenha uma alimentação correta, que contenha todos os  nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, essenciais para o fortalecimento dos fios e promoção da saúde capilar.


Adicionalmente, também faz-se necessário a adoção de cuidados específicos para prevenir a queda de cabelo, como:


  • evitar o uso excessivo de produtos químicos;
  • optar por shampoos e condicionadores que sejam suaves e adequados ao seu tipo de cabelo;
  • gerenciar o estresse;
  • ter uma boa qualidade de sono.



QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA QUEDA DE CABELO?


Atualmente, existem diversos tratamentos para combater a queda de cabelo. A decisão sobre qual método utilizar deve ser feita pelo médico dermatologista ou tricologista após uma análise cuidadosa e um diagnóstico da condição capilar. Veja a seguir as principais alternativas disponíveis para lidar com a queda de cabelo:



Microagulhamento


O microagulhamento é uma técnica que consiste na utilização de microagulhas, que perfuram as camadas da pele, a fim de estimular a produção de colágeno e outras fibras naturais da pele.


A técnica mais popular do microagulhamento utiliza um creme anestésico para diminuição do desconforto do paciente e o procedimento tem duração de 15 a 30 minutos. 



MMP (microinfusão de medicamentos percutânea)


A MMP é uma técnica não invasiva que utiliza microagulhas para aplicar medicamentos diretamente na pele ou no couro cabeludo, permitindo que os ativos penetrem de forma mais eficiente nas camadas mais profundas e ajudem a tratar a queda de cabelo.


A microinfusão de medicamentos percutânea tem sido uma técnica emergente para o tratamento da queda de cabelo, especialmente em casos de alopecia androgenética (calvície hereditária), além de outras formas de alopecia.



Intradermoterapia


Também conhecida como mesoterapia, trata-se de uma técnica que consiste na aplicação de medicamentos no couro cabeludo, por meio de microinjeções. Este tipo de tratamento é destinado a nutrição e crescimento de novos fios.


Vale destacar que os medicamentos utilizados são selecionados de acordo com as necessidades específicas de cada caso.



Laserterapia


Nesse tipo de procedimento, são utilizados lasers ou LEDs de baixo nível para estimular a circulação sanguínea e aumentar a atividade metabólica nos folículos capilares.


Essa terapia pode ser aplicada apenas na área afetada ou em todo o couro cabeludo.



Tricologia


A Tricologia é uma especialidade dentro da dermatologia que se dedica à saúde dos cabelos e do couro cabeludo, focando na prevenção e no tratamento de diversas condições capilares, incluindo a queda de cabelo. O tricologista, especialista nessa área, desempenha um papel fundamental na identificação e solução de problemas relacionados aos fios.


Durante a consulta, o tricologista realiza uma avaliação minuciosa que vai além da simples observação dos cabelos. Ele considera fatores como hábitos alimentares, histórico familiar, estilo de vida e outros aspectos individuais que podem influenciar a saúde capilar. Com base nessa análise detalhada, o especialista é capaz de recomendar tratamentos personalizados, visando restaurar a vitalidade dos cabelos e promover um couro cabeludo saudável.



Conheça a Dra. Tatiana Tayti e a T Concept Dermatologia


A Tricologia pode te ajudar a restaurar a saúde dos seus cabelos, oferecendo soluções personalizadas para diversos problemas capilares.


Agende uma
consulta com a tricologista da equipe! 


Na T Concept, você é convidado a experimentar o novo conceito em dermatologia, que valoriza a qualidade sobre a quantidade, a autenticidade sobre os padrões de beleza, e o cuidado a longo prazo para te ajudar a envelhecer melhor. A nossa abordagem é guiada pelo minimalismo, um conceito que permeia as nossas práticas e valores.


Acesse esse
link e agende agora a sua consulta!


Compartilhe esse conteúdo

Comentários

Outros conteúdos

Continue aprendendo

Por Tatiana Tayti 1 de abril de 2025
A harmonização facial tem conquistado grande popularidade nos últimos anos, sendo adotada por diversos públicos com um objetivo comum: equilibrar e definir os contornos do rosto. No entanto, junto com essa crescente acessibilidade, também aumentou o número de pessoas buscando métodos para reverter os resultados, o que chamamos de “desarmonização facial”. Neste post, vamos explicar melhor sobre esse procedimento de reversão e como a dermatologia minimalista pode ajudar neste processo. O QUE É A DESARMONIZAÇÃO FACIAL? A desarmonização é um procedimento estético que visa reverter, corrigir ou suavizar os efeitos de intervenções estéticas anteriores, consiste na retirada de substâncias utilizadas no rosto, como preenchimentos ou outros procedimentos estéticos, com o objetivo de devolver uma aparência mais natural ou ajustando proporções que, com o tempo ou com excessos de procedimentos, podem ter ficado desproporcionais. Ela é buscada como uma alternativa quando traços faciais, como boca ou nariz, se tornam exagerados em relação a proporção do rosto, criando um desequilíbrio visual. A desarmonização, portanto, busca reestabelecer a imagem original do indivíduo ou proporcionar um equilíbrio estético, refletindo uma versão mais autêntica e natural. COMO É FEITA A DESARMONIZAÇÃO FACIAL? A reversão da harmonização facial é realizada por meio da aplicação de enzimas específicas, como a hialuronidase, que possuem a capacidade de dissolver os preenchimentos utilizados durante o procedimento. Escolher reverter a harmonização facial é uma decisão importante, que depende de vários fatores, como o tipo de procedimento feito e como o corpo reage. Em alguns casos, pode ser necessário esperar um tempo para que o rosto volte ao normal, e isso pode variar dependendo do tipo e da duração do procedimento realizado. Existem ainda procedimentos realizados com implantes permanentes como o PMMA, que podem representar riscos significativos à saúde causando complicações assim que aplicado, como problemas vasculares ou mesmo uma embolia pulmonar, ao longo do tempo ele pode levar a processos inflamatórios perigosos, ocasionando até mesmo necrose do tecido, ou seja, a morte celular da região em que foi aplicado. É importante frisar que a reversão requer precauções e orientação profissional, para fornecimento de todas as orientações necessárias. ENTÃO, EU NÃO DEVO FAZER A HARMONIZAÇÃO FACIAL? A resposta é clara: não! A busca por tratamentos estéticos deve ser responsável e é uma opção para quem deseja aprimorar certas características do rosto ou cuidar daquilo que pode causar desconforto. No entanto, essa decisão deve ser tomada de forma equilibrada, com a orientação de profissionais de confiança que demonstram todas as informações sobre o procedimento.. O NATURAL É BELO Muita gente tem dúvidas, mas é possível ter um rosto mais harmônico, sem a realização de intervenções em excesso ou muito agressivas. Aqui na T Concept os procedimentos são realizados por especialistas médicos sob a rigorosa supervisão da Dra. Tatiana Tayti, idealizadora do DERMINIMALISMO, a dermatologia estética minimalista, que não significa abrir mão do cuidado com a aparência, mas sim optar por procedimentos bem indicados e sutis. Através de técnica apurada e produtos premium, buscamos resultados naturais, elegantes e duradouros. Acreditamos, acima de tudo, que o tratamento estético deve valorizar a beleza autêntica de cada pessoa, escapando de modismos e estereótipos. Conheça a Dra. Tatiana Tayti e a T Concept Dermatologia As intervenções para alcançar equilíbrio e harmonia no rosto devem ser realizadas com cautela e atenção. A harmonização facial pode ser uma excelente escolha para realçar a beleza natural, desde que a decisão seja tomada de forma pensada. Agende uma consulta com a Dra. Tatiana Tayti, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira. Na T Concept, você é convidado a experimentar o novo conceito em dermatologia, que valoriza a qualidade sobre a quantidade, a autenticidade sobre os padrões de beleza, e o cuidado a longo prazo para te ajudar a envelhecer melhor. A nossa abordagem é guiada pelo minimalismo, um conceito que permeia as nossas práticas e valores. Acesse esse link e agende agora a sua consulta!
Por Tatiana Tayti 18 de março de 2025
Entenda o impacto na sua rotina e no cuidado com a pele!
Por Tatiana Tayti 14 de março de 2025
Saiba como aumentar e definir seus glúteos!
Carregar mais posts